segunda-feira, 11 de março de 2013

O QUE SÃO 1000 CURTIDAS?



Houve um tempo em que a propaganda funcionava assim: sua bisavó gostava de um produto e no chá da tarde comentava com sua respectiva vizinha que ia na venda e comprava o produto. Aí a humanidade evoluiu e criou a televisão e a propaganda se profissionalizou e deixou de ser feita por sua bisavó e sua vizinha, para ser feita por uma empresa contratada pela empresa interessada. A  empresa  interessada pagava pelo serviço de divulgação para uma outra empresa e o produto era divulgado para o cliente. Nessa época a empresa que divulgava podia seguir dois caminhos maniqueístas: recebia para mentir ou recebia para falar a verdade. Mas isso foi no tempo em que a televisão tinha chuvisco e para trocar de canal era preciso mover-se até o aparelho e girar um botão.

O chuvisco e o botão ficaram para trás, hoje nossas mentes não tem um segundo de descanso e são bombardeadas por dezenas de diferentes propagandas em espaços de milésimos de segundos, e as propagandas são escolhidas partindo de um histórico que fica no limbo virtual - e do qual esperamos que poucos tenham acesso. Já o botão, este de rodar,  foi devidamente substituído pelo mouse que a seu tempo controla milhares de páginas e vídeos e músicas e arquivos e outras milhares de possibilidades de propagandas. Ou seja, a propaganda da televisão continua, a broa bonita na mesa do ator está lá, no intervalo do jornal, na segunda página da revista, no intervalo do programa. E o maniqueísmo cada vez mais difícil de convencer...

A propaganda que vende, a que realmente divulga, continua não sendo aquela feita por empresas que divulgam empresas. Hoje a divulgação parte dos próprios clientes. Eu curto, tu curtes, ele curte. E todos nós curtimos aquilo que nos interessa e nossos interesses vão se proliferando via postagens, compartilhamentos, tweets, emails e vídeos. Vejam como é a evolução da humanidade, voltamos ao bom é velho boca a boca. Você gosta de um produto, curte a página da empresa e isto fica no seu perfil virtual. Todos os seus amigos, um dia, verão que você curtiu aquilo ali. E a pirâmide da curtição prolifera, sem que ninguém tenha pago um centavo por isso. Eu curto, você curte, e eles lucram.

A sua bisavó era aquela vizinha que todo mundo gostava, lembra? Aquela que fazia as broas mais gostosas, que bordava os pontos mais diferentes e que tecia conversas agradáveis. E no final da tarde era na casa dela que todas as vizinhas do bairro se encontravam. Era lá que a propaganda se fazia com sucesso. A farinha que sua bisavó usava, certamente se tornava a mais vendida do armazém. Sua bisavó não ganhava nada por isso, mas divulgava a farinha com prazer.

Pois eis que essa vizinha da broa hoje foi substituída pela blogueira de moda, pelo blogueiro de livros, pelas vlogueiras de makes. Estas pessoas não são uma empresa de marketing (embora algumas tenham se profissionalizado e não serão por aqui avaliadas). Elas não são a dona do armazém. Elas sequer conhecem o dono da farinha que torna aquela broa gostosa. Mas são elas que fazem a broa e todas as suas variações. É o blogueiro de livros, por exemplo, que  devido ao seu amor pelos livros, depois de comprar trinta e sete em um mês, faz aquela resenha favorável que por sua vez faz você ficar interessado em comprar o livro. É a blogueira de makes que devido a sua vasta coleção de esmaltes faz um swatche maravilhoso que por sua vez gera em você aquela necessidade vital de ter todas aquelas cores lindas daquela nova coleção... Os blogueiros não receberam nada para emitirem sua opinião, assim como a sua bisavó não recebeu nada para fazer aquela broa deliciosa que ela fazia no chá da tarde. Ambos tem em comum um valor atemporal que nenhum empresa, com dinheiro nenhum, nunca vai conseguir conquistar: sinceridade ao opinar. É por isso que mesmo com a televisão ainda firme nas mídias atuais, as empresas preferem gastar parte do seu orçamento, distribuindo meia dúzia de produtos para meia dúzia de blogs em busca daquela curtida que vai se proliferar e ficar muito longe da meia dúzia. O que a empresa gasta com esta divulgação? Arrisco a conta: nada. O que ela ganha? Muito mais do que ela gasta pagando para a cantora da moda ir na televisão com seu sorriso de Monalisa, divulgar um produto que ela provavelmente nunca usou e nunca vai usar. Mas que o vlogueiro ou a blogueira conhecem porque não apenas usaram como provavelmente compraram com o seu próprio dinheiro (meia dúzia ganha os esmaltes, mas uma dúzia compra, lembram disso?).

E me admira saber que em função desta realidade toda uma empresa tenha a coragem de exigir da sua bisavó que tenha um determinado perfil para fazer a divulgação da farinha que usou na broa. Para servir a farinha para suas vizinhas, sua avó tem que disponibilizar vinte cadeiras na sala, duas mesas na copa, manter o fogão em temperatura média e não deixar nenhuma janela aberta? Sua bisavó tem que usar porcelana chinesa com talher de prata e de preferência, fazer com que todas as vizinhas, ao saírem de sua casa, após comer a broa, passem no armazém para comprar a farinha? Isso seria, no mínimo, ridículo, não é mesmo?

Pois ao meu ver, hoje em dia, é isso o que as empresas estão fazendo ao exigir das blogueiras e dos vlogueiros: "Olha, eu vou te mandar meia dúzia de esmaltes, uma vez por ano tá? Mas para ser merecedor dos meus esmaltes, para fazer propaganda para a minha marca e gerar lucros para os meus cofres, caro anunciante gratuito, você precisa: ter um blog - ter mil acessos diários no blog; ter uma fanpage - ter mil curtidas na fanpage; ter um twitter - ter mil seguidores no twitter." Mas o mais importante, caro blogueiro, além de ter isso tudo, você precisa ter o fundamental: precisa ter muita paciência para fazer papel de bobo.


*Este texto foi escrito pela minha filha, após tomar conhecimento do email que recebi da Beauty Color. Enviei por email para a empresa. 

** Minhas quelidas, eu vou continuar servindo a minha broa para vocês e continuarei servindo a broa cujos ingredientes foram e sempre serão comprados com o meu dinheiro, porque eu nunca dependi da farinha de nenhuma empresa. Embora as empresas dependam de mim, de vocês, de nós!

"BEIJOS COLORIDOS" 

81 comentários:

  1. Ótimo texto.

    Também sou parceira da Beauty Color e se fizeram isso com você, que tem muitos seguidores, imagino o que farão comigo e com os demais parceiros que não chegam a 250 seguidores em seus blogs. Creio que nem ao menos receberemos esse e-mail.

    As empresas precisam de nós, fazemos divulgação de produtos por um preço muito baixo e ainda somos maltratadas.

    Beijo.

    momentoessencial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fiquei meio revoltada depois de lê o seu post. Quem seriam essas empresas se não fosse vcs blogueiras?????
    Acho isso uma falta de respeito, pois muitas vezes esperamos os Swatches para comprar um esmalte.Mas não ligue pra isso não, pois vc é uma Quelida e vai continuar sendo sempreeeeeeeeeeeeee. Bjos coloridos. =*

    ResponderExcluir
  3. Palmas e mais palmas!!!
    Sua filha soube ser dura com as palavras sem perder a doçura e encanto de uma pessoa tão especial. Adorei Marga.
    Beijos a vocês suas lindas!

    Carla Mariano

    ResponderExcluir
  4. Que pena que eles tiveram essa atitude. Adorei o desabafo de sua filha. Eles desconhecem o valor de milhares de blogueiras unidas. Mas não dê bola para esses pessoas de mentes fracas. Deixe um um mais ignorantes que eles deem uma lição nesta empresa.
    Continuem nos alegrando com seu sorriso e suas belas unhas. Já que eu eu tenho uns toquinho de unha.
    Bjos e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. Margareth tem que ficar muito esperta com essas empresas, sempre querem levar vantagem.
    Ficou lindo demais o lay do seu blog.

    big beijos
    Lulu
    blog | twitter | face

    ResponderExcluir
  6. Tô passando pela mesma situação, Margareth... Com a mesma empresa... Mas o que me deixou mais irritada ainda foi que encontrei dois blogs sem as tais 1000 curtidas na página e que fizeram parceria com a marca!! Tô deixando meu e-mail pra gente se comunicar a respeito! priscila.2303@hotmail.com

    Me escreva por favor para podermos conversar melhor a respeito! Um beijo!

    http://priesmaltes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. As empresas precsiam de nós mesmo, e de certa forma ate precisamos dela

    Beijoos!
    http://simplesglamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. nossa falou tdo,
    por isso tenho pensando e pesquisado mto antes de fechar parcerias, não precisamos de migalhas pra divulgar eles, parabéns a sua filha pelo texto =D
    boa tarde!!

    bjim
    http://esmaltechic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Má... nem vou comentar a postura da Beauty, pois estou completamente apaixonada pelo texto da sua filha, ela escreve muito bem.... quando vi esse texto enorme e com letras pequenas, pensei "não vou chegar nem na metade", mas eu comecei a ler e quando acabou eu queria mais, rsrsrs.
    Super parabéns à essa magnifica escritora e claro pra você por ser mãe dela.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Sábias palavras...amei o post.
    Concordo com cada uma!
    Muitos Beijos!
    http://www.katiaemanias.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Quanto a Beauty, acho um absurdo... que eles pensam que são, realmente nunca foi uma marca que eu gostasse, então vamos ignorá-los pra eles verem a força que as blogueiras com menos de 1000 qualquer coisa tem.
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Nossa Margareth, amei o texto da sua filha. Perfeito, não faltou nada. Concordo plenamente com ela, acho que nós blogueiras merecemos mais respeito. Sei que sou nova por aqui, mas já vi muita coisa acontecer nesta blogosfera, coisas boas e ruins. Estou passada com o que a Beauty fez com vc achei muita falta de respeito pra quem já era parceiro à 2 anos, imagina o que ela vai fazer com quem é parceiro a meses ou a dias. Desculpe a palavra, mas foi muita SACANAGEM. Vc foi praticamente a 1º blogueira que conheci , concerteza foi a que mais me ajudou até agora e tenho uma grande afeição por vc. Novamente repito tô com vc pro que der e vier ok.

    ResponderExcluir
  13. Então foi por isso que não recebo mais os esmaltes da Beauty Color. rs. Excelente esse texto. Arrasou.
    Boa semana!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ser paga pra mentir (aliás, nem isso né, pq uma duzia de esmaltes por ano nao é pagamento) não é comigo.

    Só divulgo no meu blog minha opnião sincera, credibilidade é tudo.

    essa historia de parceria tbm, acho que é uma maneira de sustentar o vicio, os donos das empresas nem sabem quem são as blogueiras, mandam esmalte 1 vez por ano e chamam eles de parceiros.

    pior ainda é aquele monte de banner nos blogs, das empresas, eu entro e não sei nem pra onde olhar, poluição visual total!!!
    Além disso, a maioria das empresas nem paga pela propaganda mensalmente.
    kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. uui, to bege aqui, que falta de respeito da empresa, só porque está enviando produtos se acha no direito de exigir assim, sua filha escreveu muuito bem, depois conta qual foi a resposta de empresa

    Beeeeijos, ótimo início de semana :D
    Vou te contar makeup

    ResponderExcluir
  16. Sinceramente, muito me espanta as Empresas ainda hoje fazerem M...., Acho que não lembram da 171 que até hoje está sumida do mapa, ninguém compra e ninguém fala, merece ir para o trending topic do twitter, para conseguir mais de 1000 twitte's negativos. Um absurdo, querem propaganda de graça e ainda querem tirar onda.

    http://nacaoesmaltada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Sua filha arrasou no texto quelida!
    Concordo com tudo e mais um pouco, afinal, como disse, o que são meia dúzia de esmaltes uma vez no ano (e realmente foi essa quantidade que recebi da Beauty Color ano passado), em troca de nossa opnião, nosso tempo e paciência de testar, avaliar e aprovar os produtos das empresas parceiras?
    Fora o trabalho que dá em ter que reprovar um produto ruim (que as vezes acontece) sem desvalorizar a marca parceira e ao mesmo tempo sem mentir para nossas leitoras sobre a qualidade do produto?!
    Temos que ter muito jogo de cintura, mas infelizmente nada disso é valorizado.
    Desde o ano passado não postei mais nada no Belleza Põe Mesa sobre a Beauty Color. Se não me engano o ultimo agrado que me fizeram foi no Outubro Rosa, mas minha caixa de email tem um release todo dia.
    Uma pena quando a empresa valoriza quantidade e não qualidade, e qualidade, seu blog tem de sobra!
    Perderam uma ótima parceira!
    Beijao!!

    ResponderExcluir
  18. PARABÉNS pelo texto que só disse VERDADES!

    A gnt escuta/ lê mta coisa que desanima. Eu faço porque gosto porque parceria msm? Hummm... só acima de 1000 seguidores. Afinal, como elas iriam lucrar?

    Depois que eu ficar famosa tbm não vou querer, hahaha!
    Estou revendo meus conceitos...

    Bjos
    minhalombrigadehoje.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Querida Amiga,
    Infelizmente isso acontece e acontece muito...
    É muito difícil encontrar empresas parceiras de verdade...
    Parabéns pelo POST!!!
    Beijos, Irene

    ResponderExcluir
  20. Incrivel o texto!! Concordo com o que sua filha disse!!



    Adolecentro

    ResponderExcluir
  21. Concordo com tudo, parabéns pelas 1000 curtidas!
    Beijos,
    http://missycosmeticos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Hola minha querida Marga
    Como muitos de seus seguidoras concordo o TEXTO da sua filha disse tudo! estou aqui lendo todos os comentários que não temho costume de fazer e são muitos porque vc e nossa querida...
    MUITO FALTA DE RESPEITO!!! sim comentário para Beauty...
    Super Beijosss minha querida!!! e conta conmigo...

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pela sua filha por ter feito esse texto excelente e que explica muito bem a realidade de nós blogueiras! As marcas de produtos pensam que só porque somos blogueiras temos que fazer propaganda barata para eles e ainda temos que ter um numero x de seguidoras para isso. Acho que já está na hora das empresas começarem a dar mais valor para nós!
    Gostei também muito do seu e-mail de resposta para a Beauty Color.
    beijiin's

    my-nails-pink.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Esse texto É DEMAISS!
    Achei o máximo você ter compartilhado isso, tem muita gente querendo se beneficiar as nossas custas, cheios de critérios ridículos.
    Eu não gosto de fazer parcerias com empresas por isso, sou bastante restrita no meu blog!
    beijos

    ResponderExcluir
  25. eu fico muito triste muito mesmo e de encher os olhos de agua...... fazemos um post com tanto carinho,pensamos sempre em melhorar a cada dia para escutar isso, claro que é totalmente desanimador.....isso é selecionar...e nem sempre os quem tem tantas curtidas garantidas são os melhores;;;;beijos otima noite para vc ;D

    beijokas
    http://www.estilopropriobysir.com/

    ResponderExcluir
  26. Muito bom o texto. Sobre a Beauty color tbm sou parceira deles e cada dia que passa me assusto mais com algumas atitudes. Uma vez mandei um encol para uma empresa e eles me disseram que só realizam parceria se eu tivesse 500 seguidores e tivesse conta em todas as redes sociais. Boa semana. Beijos

    ResponderExcluir
  27. Amei!
    http://meumundorosapynk.blogspot.com.br/
    Beijocas

    ResponderExcluir
  28. A Beauty Color não é a pior não, Avon,Risqué,Colorama, entre outras marcas são assim. Por mais que um blog tenho poucos seguidores, é uma divulgação boa para eles.
    Blog Mais Glamour
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  29. Olá minha querida Margareth!
    Sua filha simplesmente ARRASOU no texto, é realmente isso que acontece!
    Mil beijos, saúde e sucesso sempre.
    CoisadeMenina
    facebook.com/BgCoisadeMenina
    Instagram: @enylacarolina / @laylafonseca

    ResponderExcluir
  30. HJ OUVI DE UMA PARCEIRA : O QUE ENVIO PRA VCS NÃO É NADA PERTO DO QUE VCS ME PROPORCIONAM.. taí o que precisava ouvir.
    e mais ela não é MARCA CONHECIDA OU FAMOSA DE ESMALTES.
    O texto diz tudo , fiquei muito decepcionada e mesmo tendo mais de mil curtidas na minha fanpage fiz isso com mto esforço e não admitiria jamais que qualquer empresa viesse me obrigar a isso sem ter a minima participação, até pq algumas empresas como essa em questão nem se dão ao trabalho de visitar nossos blogs e fanpages!

    ResponderExcluir
  31. Oi
    Tudo bem?
    Estou seguindo o seu blog
    Segue o meu
    Se vc indicar meu blog, me avisa que eu índico o seu tb
    http://linslogen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. TEXTO PERFEITO!
    Parabéns a vc e sua filha pela atitude de divulgar... Vc sabe como me sinto em relação à empresa... Passamos pela mesma situação. Depois da troca de responsáveis pelo relacionamento com os Blogs e Empressa piorou muito!
    Super beijo e conte comigo!
    vicsmakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Amiga fiquei chocada agora.
    Tua filha escreve super bem, eu acho que mandaria um e-mail para a empresa mandando todos irem a merda.
    Ridículo isso né?
    Beijos minha linda.

    andreakubiki.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Amiga,
    fiquei de boca aberta, belo texto, sua filha está de parabéns arrasou!
    Tem empresas que são desaforadas e o pior que dependem da gente, como vc escreveu são elas que precisam de nós.
    O que bem tem no mercado são marcas, a concorrência é grande.

    Hoje mais um dia de sol e muito calor!
    Beijão, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  35. isso de exigir acho deselegante, mas acho correto as empresas enviarem produtos pra blogueiras onde vão ter retorno, acho difícil explicar rsrs

    ResponderExcluir
  36. Acho que não há o que por nem o que tirar do texto da sua filha. são várias as empresas que fazem isso, e esse post é extremamente importante: não somos bobas e trabalhamos muito duro.

    ah, e o esmalte da impala deu um trabalhinho sim rss

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. ADOREI o texto, é bem isso mesmo. Nós vendemos mais do que as propaganda que eles colocam na tv com pessoas que nem se quer usam o produto. Se duvidar, mal sabem sobre ele. É TRISTE e lamentável que esta marca fez isso, aliás o que são 1000 curtidas? da onde tiraram isso? Uma coisa é eles te mandarem produtos e voce falar sobre eles com sua opinião, outra coisa é te exigirem que você seja TOP para que assim eles ganhem. RIDICULO, simplesmente isso.

    Sabe o que é pior? É eles que precisam de nós.. você [e um sucesso, continue sendo assim <3

    bj bj bj

    ResponderExcluir
  38. E as empresas continuarão com esse tratamento enquanto tiver blogueiras que se contentem em receber esmaltinhos de brinde.
    Enquanto não derem o devido valor aos seu blogs aos seus espaços.
    Sou da opinião que eles é que tem de procurar a blogueira e não nós a eles, e se querem propaganda que paguem por ela e não dar produtinhos em troca .

    ResponderExcluir
  39. É complicado mesmo! As empresas tem que entender que blogs são veículos de comunicação como qualquer outro, muitas vezes até mais influentes. E o que importa não é a quantidade de seguidores e sim a qualidade e o engajamento deles.

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  40. Um texto super bem escrito como muitas disseram, um tapa com luva de pelica. E como disse, eles precisam muito mais das blogueiras do que ao contrario. Margô você é muito querida e especial para todas nós e não merece ter dor de cabeça por causa da Beauty Color,você é minha blogueira favorita.Ha parti de agora, só posto o nome do esmalte e não mais a marca ou coleção, afinal o investimento é meu e não deles né, kkkk
    Beijos no ♥.

    ResponderExcluir
  41. Nossa, eu recebi o mesmo e-mail deles!
    aliás, muitas marcas não fecham parceria se vc não tem um número determinado de curtidas ou seguidores!
    o que é ridículo porque você não precisa ficar nessa troca bizarra de seguidores para ter sucesso!
    concordo plenamente com você e o texto da sua filha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  42. Uaaaaaau.. Sua filha deu um tapa na cara deles, mas com uma postura incrível, sem sair do salto! Super assino embaixo!

    Bjinhos ;*
    Pâm

    ResponderExcluir
  43. Eita, aplaudi de pé...
    É bem assim mesmo, expressou tudo que sentimos... Parabéns a sua filha Margareth.
    Te desejo um ótimo dia, beijos, Ariana.
    http://esmalteatrevido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Nossa,situação super chata mas fique tranquila Mar!Seu blog é muito mais que isso então nem vale a pena perder tempo!
    Beijos
    http://minhamania12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Uau! Super bem escrito!
    Parabéns à sua filha e continuo achando que se todos continuassem a lutar pelo que acreditam, nosso país seria um maravilhoso local pra se viver.
    Respeito tem que ser mútuo, relação baseada apenas em "receber" não vale à pena.
    Abração.

    ResponderExcluir
  46. Olá querida!
    Infelizmente é isso o que tem acontecido na maior cara de pau... como eu já disse a uma empresa que me mandou uma proposta ridícula destas, as parcerias precisam favorecer ambas as partes e não somente uma, eu também não aceito.
    Beijos, Oslaine

    ResponderExcluir
  47. Fantástico o texto, Margareth!
    Será um prazer acompanhar você e comer da sua broa e, principalmente, saber qual a farinha que você usa.

    beijinhos :*
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  48. Oi...amiga!!!!
    Voltei e estava com muita saudades de passar pelo seu cantinho, e li o texto sua filha escreveu e ao meu ver as empresas estão passando dos limites uma pena pq os blogs ajuda e muito a divulgar seus produtos, uma pena que elas ajam desta forma.

    Beijos....Nini

    ResponderExcluir
  49. Que reflexão, muito bom o texto! As vezes é mesmo complicado, mas fazemos muita coisa por carinho e amor então temos de superar!

    Adoro ver os esmaltes e dicas por aqui, parabéns!

    Beijão
    Agenda Fashion

    ResponderExcluir
  50. Olá Margareth

    As empresas estão usando os blogs, por terem preços de propaganda mais acessíveis ou nulos, já que muitos fazem posts em troca de produtos.
    Passando rapidinho, pois estou totalmente sem tempo.

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  51. Realmente lamentável isso que aconteceu! Eu tentei comentar isso no face, mas o face me bloqueou de fazer certas coisas com relação as páginas não sei pq --'
    Enfim, não ligue para isso! Você é superior a tudo isso e sabe muito bem!
    Excelente terça!
    Beijinhos ;*

    http://bycarolinaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. Caramba! Eu tbm sou parceira da Beauty Color, e de uns tempos para cá o atendimento deles caiu muito, tenho 2.100 curtidas no facebook e mesmo assim eles não respondem meus e-mails. Eu já nem considero mais eles parceiros! A parceria não é uma via de mão unica!


    Beijinhos, beijinhos!
    Tamiris Bockmann!

    ResponderExcluir
  53. Passando para desejar uma ótima terça-feira! *-*

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  54. A Ju sempre com seus textos excelentes, as parcerias essas que não respeitam já sabe né? aquela expressão que nós duas usamos sempre ....faz isso!!!!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  55. Passando para parabenizar mais uma vez por seu texto Marga, eu ja havia dito isso pra você em seu face, acho que esse texto é um grito sufocado na garganta de todas nós blogueiras. Não vou generalizar porque tem muita empresa boa, e que nos dá o devido valor. Mas tem empresa que realmente nos vê como "papa brindes", não reconhecem nossos esforços pra divulgar os seus produtos. E tem mais, tem empresa que pensa que só porque enviou o produto temos que falar bem, não podemos mostrar pra nossa leitora se não gostarmos de algo. Pois eu não permito que as empresas dirijam minhas redes sociais. E não fico fazendo MIDIA KIT, correndo atrás de fazer sorteio pra ganhar seguidores, curtidas. Não quer dizer que nunca irei fazer um sorteio...se fizer será a pedidos das empresas pra distribuir produtos que elas me enviam..e claro que temos que colocar regras, tipo seguir e essas coiseras todas...mas não será com o único propósito de conseguir números. Eu acho que as empresas estão se dando conta de nossa força, como vc diz..elas sabem que nós somos o boca boca de antigamente...só que hoje somos cibernéticas...kkkkkk
    E pra não acharmos que estamos com toda essa força..Acho que tb cresceu muito o número de blogueiras, e muitas que estão começando estão atirando pra todos os lados...Fica complicado quando paramos pra pensar. Mas temos que manter nossos princípios. Conhecemos nosso trabalho, se quer nossa parceria tem que nos aceitar com o que temos..

    Vou parar senão vou me estender d+...kkkkkkk
    Será que ja não fiz isso????...kkkkkkkk

    Um beijão minha Marga...tem meu apoio amiga....

    ResponderExcluir
  56. Eu quaso não faço parcerias porque é uma falta de respeito conosco. Prefiro comprar meus produtos.
    òtimo texto, sua filha arrasou!
    Beijos

    ResponderExcluir
  57. bom, voltei com mais calma pra te deixar minha mensagem sobre o ocorrido: Fique tranquila! Quando recebe-se um não, apenas deixe pra lá! Existem muitas outras empresas interessadas no nosso potencial! :)
    Mas a iniciativa de escrever um texto foi demais, pois abre os olhos de muitas blogueiras que se submetem a isso!! Não podemos nos vender!

    ResponderExcluir
  58. Poxa que post perfeito...
    É bem isso mesmo, a BC tbm me falou a mesma coisa, sacanagem né... E vc mandou muito bem na resposta para eles.
    E sua filha escreve muito bem, o texto tá ótimo, adorei ler...

    Bjoo
    Vidrinhos Encantadores

    ResponderExcluir
  59. Li o post anterior para entender melhor, uma falta de respeito o que fizeram...



    http://acetonada.com.br

    ResponderExcluir
  60. Que pena que eles tiveram essa atitude.É uma falta de respeito o que fizeram...Bjus!
    Boa terça pra ti :)


    Dani

    ResponderExcluir
  61. O pior foi o jeito que te responderam, que grosseria!
    Eu já trabalhei no mkt de agência e de empresa e jamais escreveria deste jeito!
    Eu agradeceria o post.
    E eles são bem babacas, o que são mil curtidas, de pessoas que nem acompanham, perto de blogs como o seu que sempre tem no minimo 20 comentários por post?

    ResponderExcluir
  62. Vi esse texto ontem no teu face, e curti na mesma hora. Voltei a ler agora, e se tiver a opção curtir aqui, com certeza já teria clicado nela.
    Não sei o que houve entre você e a Beauty Color, mas com certeza eles fizeram algo de muito errado.
    Perdoem-me as marcas que realmente prezam a todos os clientes e blogueios, independentes de terem 250 seguidores ou 2.500 seguidores, mas acho que blog grande com muitas visitas não quer dizer pohha nenhuma!
    Tenho conhecimento de dona de blog grande é que uma verdadeira ocra tamanha a falta de educação que ela possui. Recebe os produtos, usa uma vez pra fazer o swatches e depois joga de lado. Além de que é uma pessoa baixa e sem um pingo de dignidade. Não acho que vale a pena chegar parceria com esse tipo de gente. Mas fazer o que, né? Desde que as empresas faturem com tudo isso, não importa o tipinho de gente que sai por ai 'divulgando' a marca. Paciência!

    Tenho orgulho em dizer que fechei algumas parcerias pro blog por conta do meu esforço e ajuda de outras amigas blogueiras, e sou eternamente agradecida a essas empresas. Mas tem algumas outras empresas que quero distância. Bem melhor pra mim gastar meu dinheiro com os esmaltes do que ficar esperando esmola delas.

    beijão, gi

    ResponderExcluir
  63. Maravilho o texto! Tá mais do que na hora dos pequenos-grande blogs/consumidoras serem reconhecidas! Na maioria das vezes, quando fazemos uma resenha de um produto é porque usamos no nosso dia a dia, por isso merecemos respeito.

    Abraço, querida!

    ResponderExcluir
  64. Sua filha simplesmente arrasou no texto!
    A verdade é que as vezes nem nós percebemos o que está sendo feito conosco...
    Também continuo com meu blog mas mostrando o que eu compro. Pois, como citado no texto, as empresas nos mandam produtos 1 vez por ano ( e na maioria das vezes, uma única vez e depois caímos no esquecimento ) e depois nos esquecem. Somos meros objetos.

    beijos

    http://deliriosdeumcloset.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  65. aai Margareth depois dessa a empresa caiu no meu conceito, isso é um desrespeito sem tamanho, só porque envia uma miseria de esmaltes para serem divulgados se acham no direito de cobrar alguma coisa, ai conta mesmo a resposta da empresa porque depois desse texto que sua filha fez, eles não poderiam pedir menos que MIL desculpas.

    Beeeeijos,
    Vou te contar makeup

    ResponderExcluir
  66. Quando é que as empresas e as pessoas vão aprender que um bom blog não se mede pelo numero de seguidores, de comentários ou de likes... Mas sim pelo conteúdo e trabalho desenvolvido pela blogger.

    Muita paciência querida! Muita paciência...


    Beijinhos

    seferys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  67. Sempre eles querem se aproveitar depois que você já fez a divulgação eles acabam com a parceria nossa falta de etica viu,sua filha arrasou no texto . E não é 1000 curtidas que vai mundar o mundo affs #Chatiadisse viu amiga
    esmalterica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  68. É verdade mesmo, não deixe se abater pq uma empresa fez essa sacanagem com vc! Bola pra frente pq tem muuita empresa querendo anunciar nesse seu blog de sucesso ^^
    Excelente noite!
    Beijinhos ;*

    http://bycarolinaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  69. Obrigada a todas pelas palavras de elogio e incentivo :)

    ResponderExcluir
  70. Quelida, vc sabe o que achei disso tudo...
    Mais uma vez parabéns a sua filha, por esse texto/desabafo maravilhoso...
    Beijos!!!
    http://nailmypassion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  71. O texto da sua filha foi muito bem escrito, parabéns pra ela.

    Eu ñ concordo e nem acho exemplar a política de parcerias da Beauty Color (tmbm já recebi esse não deles), mas entendo o lado da empresa.
    Atualmente existem milhares de blogs sobre esmaltes e, como consumidora e blogueira, não acho viável que a empresa faça parceria com todos os blogs.
    Claro que eu acharia muito mais digno se eles analisassem a qualidade das fotos e textos, por exemplo, no lugar de olhar pra quantidade de seguidores do blog/facebook.
    Nós blogueiras sabemos que esses números ñ significam muita coisa já que muitos de nossos seguidores só nos seguem pq os seguimos e assim funciona tmbm com visitas e comentários.
    Gostaria muito de ser parceira da Beauty Color por considerar seus esmaltes de boa qualidade, mas se eles acham que meu blog ñ vai dá o retorno q eles acham q existem... Fazer o q? Vou continuar comprando os esmaltes da marca que me agradarem e vou continuar falando da marca sim, já q o objetivo do meu blog é mostrar o q uso pra fazer minhas esmaltações. Não vou deixar de usar a marca pq eles me negaram parceria, mesmo eu sabendo q meu blog tem mais acessos q alguns com mais de mil seguidores.
    Perde ponto comigo as empresas q ñ me respeitam como consumidora. Que mando reclamação no SAC e ñ me responde ou q ñ resolve o meu problema. E ñ por exigir q eu tenha determinado número de seguidor pra me mandar alguns esmaltes.
    Até pq, até prefiro eu mesma escolher os esmaltes que quero na minha caixinha.

    Beijos, Quelida.
    www.1001unhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  72. A política deles é realmente lamentável.

    Mas daí a fazer o que muitas meninas estão falando sobre boicotar a marca...acho muito diferente.

    Já levei não de muitas marcas e umas, assim como a Beauty Color, possuem uns níveis de exigência que são ridículos. Mas muitas meninas falando que nunca mais vão comprar esmalte da marca por causa disso acho demais...cada marca coloca o parâmetro que quiser, seja ele um abuso ou não, pra fazer parcerias.

    Como disse a Jeanne, vou continuar comprando, porque a idéia é mostrar o que eu uso e o que eu gosto de usar...acho que as meninas que querem boicotar uma marca que faz esmalte bom só por causa dos parâmetros deles é demais...é só não pedir parceria...afinal eles usam os parâetros que quiserem, e se nossos blogs não se encaixam, muitos outros encaixam e a pessoa fica feliz em receber os produtos. Infelizmente as marcas ainda não aprenderam que seguidor e curtidas no Facebook não servem de parâmetor...tem muito blog pequeno muito bem frequentado...já vi muitos blogs pequenos que tem milhões de seguidores, ams a pessoa escreve errado, e tira fotos ruins...isso eles não ligam, ligam pro número de seguidores...aí complica mesmo...

    Quem sabe um dia

    ResponderExcluir
  73. Eu entendi sua opinião, sim.
    O que eu quis dizer é q ñ acho falta de respeito a marca impor esses critérios.
    Recebi o mesmo email que vc e não me senti desrespeitada em nenhum momento.
    Entendo sua indignação, mas tmbm entendo o lado da marca (mesmo discordando) de levar em consideração os requisitos q ela ACHA que vão trazer mais retorno pra empresa.

    Beijos.
    www.1001unhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  74. Acho que a Jê falou tudo...

    Não disse em nenhum momento que você pediu parceria, e entendi perfeitamente que na verdade eles eram seus parceiros até que cortarams eu blog por não atender certos quesitos.

    Mas já trablhei com marketing e sei que as empresas mandam coisas quando acham que terão retorno. Eles quantificam esse retorno olhando os seguidores, as curtidas no face, os seguidores no twitter. Eu acho que é um parâmetro vazio, ams é o parâmetro que eles seguem, e não se pode fazer muito sobre isso...

    E dentro do exemplo da sua filha, a farinha poderia dier praquela senhora "se a senhora conseguir que 200 pessoas comam sua broa por da eu pago eternamente sua farinha"...se aquela senhora quiser continuar fazendo a broa boa, ela continua pagando a farinha do próprio bolso...mas se ela tiver as 200 pessoas pra comerem a broa gostosa, melhor pra ela que vai conseguir fairinha grátis pela eternidade hehehe =)

    Como eu disse, acho o parâmetro ridículo. Mas cada um escolhe o que acha mais conveniente...

    Acho menos grave do que dar esmalte vencido, por exemplo...

    ResponderExcluir
  75. Jeanne, como eu escrevi o texto, vou tomar a liberdade de responder seu comentário, tudo bem?
    No texto não há, em momento algum, referência ao fato de que as empresas deveriam dar parcerias para todos os blogs.
    O que opino, e reforço aqui com outras palavras, é que não concordo que as empresas coloquem todos os blogs e blogueiras no mesmo balaio, quando oferecem coisas diferentes. Para umas elas pagam para fazer a divulgação, para outras mandam meia dúzia de esmaltes e ainda fazem exigências... E mandam os esmaltes como se estivessem mandando esmola. E não me refiro apenas à Beauty Color, verá que eu nem citei o nome da marca, refiro-me a política de parcerias de várias empresas que oferecem espaço para os blogueiros e depois tomam este espaço de volta. Citei esmaltes, makes, livros...
    E concordo com você quanto às empresas que não respeitam seus consumidores. Mas este não era o foco do texto.
    Por último, acho bem importante frisar que em momento nenhum do texto eu falei em boicote à estas ou qualquer outra empresa. Pelo contrário, se perceber a metáfora que utilizei, eu disse que a farinha continuará sendo comprada e a broa continuará sendo feita, da forma como sempre foi. =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  76. Tsuki, também vou responder o seu comentário já que o texto foi escrito por mim, tudo bem?
    Até onde eu sei não está havendo nenhum boicote à empresa e tão pouco meu texto sugere que se faça isso. O que apontei, e aqui reforço, é sobre a política de relacionamento que as empresas estão travando com os blogueiros e a maneira como estão tratando as pessoas. Algo que você também percebeu e citou em seu texto.

    Agora, entendo que em virtude destas atitudes algumas pessoas desistam de comprar os produtos, isso é algo pessoal. Já vimos vários movimentos virtuais e várias empresas caindo nestes últimos anos por conta de atitudes que partiram das próprias empresas. E isso é o peso que elas pagam pelo que elas fazem ou deixam de fazer. Não acho que seja um boicote a reação das pessoas em pararem de prestigiar uma marca que seja criticada, acho que é uma consequência do que as marcas estão colhendo quando fazem o que estão fazendo.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  77. Ah Tsuki, uma última coisa. A respeito do seu último comentário: "Eu acho que é um parâmetro vazio, ams é o parâmetro que eles seguem, e não se pode fazer muito sobre isso..."

    Ao contrário de você acho que é possível fazer muita coisa sim. Nosso silêncio só fará as empresas continuarem agindo dessa forma e achando que estão fazendo certo. Temos que expor nossa insatisfação com essas políticas que buscam números num espaço em que nós - envolvidas - sabemos que nem sempre os números são tão importantes assim! =)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  78. Opa, Tsuki, esqueci ainda uma última coisa.
    Concordo, acho grave empresas que distribuem esmaltes vencidos, acho grave aquelas que reembalam esmaltes que não são delas e colocam à venda, acho grave empresas que ignoram tanto as blogueiras quanto os consumidores, acho grave as que possuem pesos e medidas diferentes no trato que destinam a pessoas iguais... Mas isso é o que eu acho, assim como cada uma aqui terá uma opinião diferente, uma visão diferente e um julgamento diferente a respeito das atitudes das empresas. É uma questão de escolhas =)

    ResponderExcluir
  79. Amei este texto da sua filha e efectivamente a resposta da marca é um absurdo, conforme j+a tinha escrito... um verdadeiro absurdo...
    Bjs
    Luísa

    http://efoiumdiaqueelacriouoseublogue.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  80. Oi Juliana!

    Entao...concordo com você em muitos pontos...mas por exemplo...voce fala que escrveu que a farinha sera comprada do mesmo jeito...sua mae me disse que nao usara nem postara mais a marca...nao acho que isso seja manter a farinha e sim trocar de farinha.

    Nao tenho respeito por muitas coisas que empresas fazem, mas elas nao estao dentro do "mundo dos blogs" para saber que numero nao significa gente que escuta o que a blogueira recomenda...e foi por isso que eu disse que nao se pode fazer muita coisa...

    Quando eu disse que nao respeito marca que da esmalte vencido como brinde foi justamente porque tem empresa que da esmalte vencido pro consumidor e muita gente nao fala nada, continua comprando, assim como muitas continuam comorando a marca 171 e dando dinheiro para marca que desrespeitou o consumidor...enquanto tem umas que dao mancada com a gente (blogueiras) e ai comeca todo um movimento...a colorama tem um "outro nivel" de parcerias, mas nem por isso vejo as pessoas largando os coloramas. A Beauty faz esmaltes muito bonitos, e o sac deles eh muito bom. Nao acho legal que o consumidor nao veja swatches e etc de uma marca boa e barata por causa de ter respondido um email de um jeito idiota ( nao disse que eles nao erraram, so que a proporcao foi meio fora do cabo)...sendo que tantas outras acham mais facil ignorar os emails e quando elas ignoram nao perdem pessoas que sao fieis da marca, porque elas gostam, entendeu?

    Desculpe a falta de acentuacao, estou usando um programa do inferno aqui...

    Obrigada pela educacao.

    ResponderExcluir